Projeto de Literatura
26.02.2025 o dia em que partimos à descoberta de respostas, de conclusões e de novas inquietações. Somos constantes na argumentação e exímios na arte de querer saber sempre mais.
E, por isso, termos em mãos um projeto com o tema Literatura, só nos podia guiar à fonte de tão bela arte. Para uma melhor organização fizemos equipas, por áreas de curiosidade (sim, temos sempre muita, na ponta da língua) e a equipa curiosa sobre o funcionamento das bibliotecas, pesquisou, planeou e o dia tão esperado chegou! Dentro da nossa (mini) camioneta partimos em direção à Biblioteca Municipal Almeida Garrett. À chegada e durante o nosso lanche matinal assistimos, “de camarote”, à mudança do cartaz publicitário da Biblioteca. Bombeiros, grua, cordas e um cartaz gigante... Os ingredientes certos para um belo início de dia. Entretanto, à hora marcada (sempre muito pontuais!) fomos recebidos pela Verónica. A incrível contadora de histórias que tivemos a honra de conhecer. Fomos recebidos com sorrisos e muito carinho, compreendendo no “terreno” a realidade do funcionamento de uma biblioteca (“Shiuuu estamos na Biblioteca!”). Hora do conto (com direito a adereços personalizados e uma dinâmica sem igual), festa de confetis, oficina de máscaras e visita guiada pela secção da primeira infância e a infantojuvenil. Descobrimos os serviços gratuitos de que podemos usufruir, os procedimentos para os concretizar e, ainda, prometemos voltar. O tempo foi pouco para tanta vontade e sede de saber mais.
Regressamos à nossa Floresta Mágica com a “mochila” cheia de confetis e de alegria, aquela que só se sente e não se explica. Aquela que transforma experiências em memórias e faz da história da nossa Sala Vermelha, uma história de sonhos que se tornam em realidade, onde a nossa VOZ é sempre escutada, acolhida e considerada! Que venham mais destes belos encontros com a vida “lá fora”!