Sala de 1 ano
Depois da Quinta da Amizade fomos encantados pela história “A onda” de Suzzy Lee.
Tudo começou com a chegada do coração azul à sala, mas ainda fez mais sentido quando uma amiga partilhou a sua ida à praia e, de lá, trouxe conchinhas. Esta é uma história em que as imagens falam por si mesmo. Em cada página desta história fomos descobrindo detalhes novos desta aventura em que uma menina se encontra pela primeira vez com o mar. Ao projetarmos a história, ouvimos o som do mar ao mesmo tempo que “mergulhamos” nesta onda, tentamos caracterizar as sensações que a menina sente, deitando-nos no chão, fugindo da onda…Sim, simulámos tudo.
Durante as semanas que se seguiram, alguns de nós, foram trazendo os “tesouros” que também a menina da “Onda” tinha descoberto – conchinhas, búzios e pedras. Todas de várias cores e formatos. Com estes tesouros conseguimos investigar a diferença entre os diferentes tesouros, sentir as diferentes texturas, experienciar as sensações de frio e quente, perceber que têm cores diferentes e agrupá-los por tamanhos. Até a Cátia e a Vera trouxeram “tesouros”! As conchas e as pedras são muito grandes, e enquanto cada um de nós pegava ouvíamos, “é grande”, é “pesado”, “tem buraco”, “aiiii fria”,…
Pelas mãos da Vera chegou um búzio muito especial...tão especial que tínhamos que ter muito cuidado com ele! Quem o apanhou foi o avô da Vera, enquanto pescava em alto mar. É guardado com muito carinho.
Muito concentrados lá tentámos ouvir o mar, sorrindo com a sensação que realmente o escutámos. Já para não falar que os animais da Quinta da Amizade acordaram para também ouvir o mar 😅 como adoram as toucas!
A plasticina azul chegou à nossa sala e com ela demos asas à imaginação - minhocas grandes e pequenas, bolas, dedos marcados, pizzas e bolos… Até descobrimos que as conchinhas têm risquinhas!?
Trouxemos o mar ou a onda até nós!! Uma pintura livre com azul claro e azul escuro em que cada um escolheu com que material queria pintar e qual a técnica a utilizar. Pincéis, rolos, esponjas, mãos, braços, cara e até cabelos ficaram azuis💙 se uns preferiam usar o pincel para pintar, outros pintavam a mão e admiravam a carimbagem que a sua mão fazia no papel. Trinta minutos de uma verdadeira pintura com direito a descrição. Segundo alguns, pintámos a onda que vai apanhar a menina... uma onda muito grande!
Com tantas aventuras no mar, através de barcos de cartão em que pescámos os peixes, só poderíamos ter que criar uma praia …E não é o ambiente que criámos um terceiro educador? O espaço foi planeado e organizado de forma a criar o maior número possível de oportunidades de aprendizagem pela ação, e para que cada um deles, exerça o máximo controlo possível sobre o ambiente.
Vamos à praia oh oh oh oh oh 🎶🎼
Como é bom aprender com a natureza , saltar como a menina fez no mar e ter todos os tesouros na nossa mão!